Estratégias de Marketing de Relacionamento Via Facebook

Escrito por Carolina Castellani Barboza Marques. Publicado em PesquisaPP

 

A pesquisa discorre sobre a aplicação do marketing de relacionamento por meio do Facebook como método para construir uma lovemark, proporcionando a fidelização e atração de novos clientes.

O estudo é fundamentado na premissa de que as redes sociais são espaços que possibilitam o desenvolvimento do relacionamento da empresa com o consumidor, por promover diálogos e interações entre as partes. A metodologia escolhida teve como premissa a realização de pesquisas bibliográficas sobre o tema, seguida do desenvolvimento de uma análise prática. O estudo de caso está sendo direcionado a três empresas do segmento de bares e restaurantes, da cidade de Ribeirão Preto, afim de legitimar que o marketing de relacionamento praticado em suas fanpages, auxilia na prospecção de novos clientes, manutenção e fidelização, obtenção de feedback,  diferenciação das demais concorrentes e possibilita a criação de laços afetivos, fundamental para a evolução de uma marca para uma lovemark. Os aspectos levantados são relevantes para garantir que a empresa consiga manter suas vendas e preferência, independente de situações econômicas não favoráveis. Dessa forma, o diferencial frente as demais empresas do mesmo segmento não está em fatores volúveis como preço e qualidade, mas em relacionamentos e confiança estabelecidos com o consumidor, como p indica o estudo de caso. Além disso, o estudo identifica como o marketing de relacionamento se comporta no meio online, sendo uma importante fonte para outros estudos.

 

Orientador(a): Profª. Drª. Daniela Pereira Tincani

Aluno(s): FABIO MORAES G. TIBURCIO, GUILHERME ARDUINO, INGRID LARISSA OLIVEIRA KARYJ, TABATA FERREIRA TURINI