Propaganda Institucional: O Caso Unilever

Escrito por Carolina Castellani Barboza Marques. Publicado em PesquisaPP

 

A proposta desta pesquisa foi analisar a Propaganda Institucional com ênfase na sustentabilidade, utilizando a empresa Unilever como objeto de estudo.

O tema foi escolhido devido a necessidade de entender o que levou as empresas a investirem em uma comunicação voltada a ações ambientais, e sua contribuição para a sociedade. O problema levantado neste estudo foi identificar de que forma a Unilever utiliza a temática Sustentabilidade em suas campanhas. Para entender todo o processo deste tipo de comunicação, foi utilizado de início a pesquisa bibliográfica como método para selecionar informações e posicionamentos em livros, artigos, dissertações e teses publicadas que discutem os temas. Logo, está sendo utilizado o estudo de caso para investigar o histórico da empresa, qual a sua verdadeira preocupação com o meio ambiente e se as suas campanhas mobilizam as pessoas. Assim, pode-se coletar dados que respondam as questões "como" e "por quê". Como forma de analisar a opinião de um público, a auditoria de Imagem na Mídia que permite o auxílio em verificar a visão das pessoas sobre a marca através da campanha "Adeus, floresta" por meio de redes sociais, e sites como o "Reclame, aqui". Foram analisados 200 comentários, o qual percebe-se que as propagandas institucionais da Unilever comovem as pessoas em relação a questões que vivenciadas no dia a dia. Assim, conclui-se a partir dos resultados obtidos, que estas propagandas ocasionam uma melhor relação entre consumidor e empresa. 

 

Orientador(a): Profª. Drª. Daniela Pereira Tincani

Aluno(s): MANUELA VENDRUSCOLO DIGILIO, TATIANE DE OLIVEIRA ALVES