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Projetos e Extensão

 

Atividades Práticas

 

  • Projeto panorama do mercado publicitário

O Projeto Panorama do Mercado Publicitário é uma atividade desenvolvida pelas disciplinas Teoria Geral de Marketing e Teoria e Prática em Publicidade e Propaganda, com o apoio da disciplina de Práticas de Leitura, Interpretação e Produção de Textos, na 1ª etapa do curso. Em que os alunos realizam um trabalho em grupo que consiste em uma pesquisa sobre o Cenário do Mercado Publicitário1 atual e apresentam uma proposta sobre as tendências para os profissionais. Os alunos utilizam como produto e/ou serviço, objeto de sua campanha, a profissão de publicidade e propaganda, a relação com o Marketing.

  • Projeto Narrativas Transmídia

O Projeto Narrativa Transmídia, é desenvolvido na 2ª etapa do curso e objetiva apresentar as normas e orientações gerais para a produção de um universo ficcional cuja narrativa matriz seja uma novela de rádio que deverá ser produzida pelos alunos matriculados nas disciplinas “Narrativas Transmídia e Criação Publicitária”.

  • Projeto Gráfico

Este projeto multidisciplinar, coordenado pela disciplina de Programação Visual e Planejamento Gráfico desenvolvido na 4ª etapa do curso e consiste na criação de uma logomarca e produção de uma programação visual para uma empresa do ramo de prestação de serviços, de média ou reduzida circulação de pessoas, e que oriente e identifique o local e cada um dos seus setores, facilitando a locomoção, mobilidade e acesso.

O foco conceitual, ponto de partida para a criação deste projeto gráfico visual serão artistas plásticos e suas obras definidos junto com o da disciplina de Estética da Arte Contemporânea. Deverão ser justificados a escolha da obra, o artista e os conceitos adotados na ideia, tanto na forma quanto nas cores. Os artistas ou obras serão escolhidas dos seguinte movimentos: Expressionismo Abstrato, Minimalismo, Arte Conceitual, Happening, Body-Art, Arte Urbana, Graffiti, Intervenção, Instalação, Video-Art, Fotografia e Pós-Fotografia, Arte e Tecnologia Digital.

  • Projeto: Terceiro Setor

O desenvolvimento do projeto se dá por meio de campanhas ligadas às ações de Responsabilidade Social realizada por empresas. Circunscritas nas seguintes áreas: meio ambiente ou cultura. Trata-se, portanto, de uma campanha nos moldes profissionais, envolvendo todos os procedimentos normais de uma campanha publicitária. O projeto Responsabilidade Social (Cultura e Meio Ambiente) é conduzido pelas disciplinas Tópicos de Marketing II, Redação Publicitária III, Direção de Arte I e Fotografia Publicitária. 

*O mercado publicitário brasileiro faturou 7,85% mais entre janeiro e outubro de 2014 do que no mesmo período do ano anterior. Dados do Projeto Inter-Meios mostram que, no acumulado do ano, os veículos brasileiros faturaram um total de R$ 27,777 bilhões. Na comparação isolada entre outubro de 2014 e o mesmo mês do ano anterior, no entanto, houve uma queda de 6,53% no total do faturamento.

  • Projeto Institucional

Este projeto é desenvolvido na 6ª etapa do curso. Por campanha institucional entende-se uma campanha realizada a partir de um edital público que tem por objetivo conscientizar, mudar comportamentos, atitudes e costumes de acordo com as prioridades estabelecidas por uma instituição Federal, Estadual ou Municipal.

O projeto tem por objetivo familiarizar os alunos quanto ao planejamento, às estratégias de criação de campanhas publicitárias de caráter institucional, a partir do entendimento de um edital público, resultando na produção de peças para a mídia impressa e eletrônica, na apresentação do projeto ao meio acadêmico e ao mercado, utilizando as regras semelhantes adotadas pelo edital.

  • Organização de Eventos

No Projeto de Organização de Evento os alunos realizam um trabalho em grupo (agências) que consiste no desenvolvimento de todas as etapas de organização e montagem de um evento, nesse caso o tema estabelecido é a própria Semana de Comunicação.

Os alunos irão trabalhar com as seguintes etapas de trabalho:

  • Reuniões com os colaboradores do projeto

  • Briefing de evento

  • Projeto de evento

  • Organização do evento

  • Montagem do evento

O Projeto Organização de Evento, oferece aos alunos da 6ª etapa do Curso de Publicidade e Propaganda a possibilidade de ter contato com o processo de organização e montagem de eventos, estratégia de comunicação em evidência no atual cenário publicitário e de mercado.

  • Projeto Interativo

As ferramentas digitais têm ampliado as possibilidades de misturas de formas, texturas, cores e padrões, tanto da imagem como do som e dos movimentos, promovendo distintas angulações do olho e dos olhares. A dimensão de interatividade, proposta pelas ferramentas digitais, transforma o audiovisual num novo gênero de linguagem. O designer deve saber, portanto, lidar com imagem, som e o sentido articulado, concomitantemente, como se fosse um texto escrito coletivamente. As disciplinas: Produção Digital, Produção Publicitária de Áudio I, Produção Publicitária em TV e Cinema I, e Mídia I atuam em conjunto na elaboração de um produto interativo. 

  • Projeto Experimental

O projeto experimental é definido na sétima etapa, em planejamento mercadológico, em que se desenvolvem as seguintes atividades: análise de pesquisas, planejamento de campanha, criação e produção de peças publicitárias com a orientação dos professores das disciplinas específicas. É uma atividade prática que visa à realização de uma campanha publicitária para produto ou serviço de empresa real. Todo o processo é apresentado no final da 8ª etapa a uma banca de professores e profissionais convidados e é aberto à comunidade. Participam na orientação e produção do projeto: Planejamento de Campanha, Produção Publicitária em TV e Cinema II, Redação Publicitária V, Arte Publicitária, Produção Publicitária de Áudio II, Mídia II e Técnicas de Apresentação.

 

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